TAEKWONDO: ATLETAS DO PROMESP PARTICIPAM DE EXAME DE TROCA DE FAIXA

Os alunos de taekwondo do Programa Municipal de Esportes (PROMESP)

17/03/2015

Os alunos de taekwondo do Programa Municipal de Esportes (PROMESP) participaram do exame para troca de faixas. A cerimônia aconteceu no último domingo, 15 de março, no Ginásio Municipal Habib Tannuri, e contou com a presença de pais emocionados, que registraram cada minuto do evento.

“Eu sou uma mãe bem coruja. Meu filho já participou de competições, ganhou medalhas e estou sempre apoiando. Cada vez é uma emoção diferente”, diz Regina Célia, mãe do aluno João Marcelo. João passou no exame e hoje é faixa verde.

A mãe conta que a arte marcial contribui para a disciplina da criança. “O João era terrível. Não era um bom aluno, era respondão, arrumava brigas e o taekwondo mudou isso nele. No início eu o levava para as aulas, mas hoje ele faz porque gosta. A atividade mudou meu filho”, diz a mãe, que assiste todas as competições com a câmera em uma mão e o coração na outra.

Durante o exame, os alunos foram divididos em grupos de até cinco atletas, de acordo com suas faixas. Depois, cada grupo apresentava ao mestre Cristiano Tissoni os movimentos que aprenderam durante as aulas. Eles eram avaliados, e, ao final, recebiam a nota e a nova faixa.

Já os alunos em níveis mais avançados garantiram suas notas com as lutas. O destaque ficou para o atleta Denner Medeiros, que recebeu a faixa preta. O taekwondista teve que lutar com três alunos já graduados no nível mais alto, sendo que a última luta foi contra todos, de uma só vez.

“É uma sensação de alívio e felicidade extrema. São oito anos praticando para chegar até aqui. Tenho alguns outros passos, mas receber essa faixa é muito emocionante, representa merecimento. Meu sonho já foi metade realizado”, conta o faixa preta.

O dia também foi de emoção para o pequeno Gustavo Rodrigues. O aluno conta que já ganhou 10 medalhas pelo taekwondo de Arujá. “Tenho oito anos, mas sei que o esporte me ajuda muito na escola e na minha disciplina. O exame hoje foi muito bom, e eu consegui passar para a faixa verde”.

A ala feminina também foi bem representada. Prova disso é que a única atleta que realizou o movimento que quebra um tijolo foi mulher: Poliana Maciel, uma das grandes apostas da cidade na categoria.

O mestre Cristiano Tissoni se mostrou satisfeito com o resultado das avaliações e agradeceu a confiança dos familiares, dos alunos e da Secretaria Municipal de Esportes. “Esse momento é muito valioso na carreira dos atletas. Agora vamos continuar a nossa preparação para as competições que teremos pela frente. A próxima será dia 29, um torneio da Federação”, finaliza.

Modalidade

Informações sobre as aulas de taekwondo oferecidas pela Secretaria Municipal de Esportes podem ser obtidas pelo telefone 4655 0851.

Agenda de eventos