PROJETO DO 1º CIRCUITO GASTRONÔMICO DE ARUJÁ É APRESENTADO A EMPRESÁRIOS

PROJETO DO 1º CIRCUITO GASTRONÔMICO DE ARUJÁ É APRESENTADO A EMPRESÁRIOS

18/03/2015

O projeto de um Circuito Gastronômico arujaense foi apresentado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico a empresários do ramo alimentício na noite de segunda-feira (16/03), durante palestra do Sebrae-SP, no Espaço Empreendedor. Os interessados devem se cadastrar até 6 de abril.

Com o objetivo de fortalecer a gastronomia local, capacitando os empreendedores e criando condições especiais para os clientes, por meio de ampla divulgação e um Guia de Bolso, o Circuito está previsto para outubro.

“Arujá é uma cidade privilegiada. Tem alguns dos melhores restaurantes da região e potencial de sobra. O Circuito é uma maneira de movimentar o turismo gastronômico. Acredito que é o momento ideal para quem quer crescer e se tornar inovador”, disse o secretário municipal José Carlos Santos.

A participação é gratuita e inclui a presença do empresário ou responsável pelo estabelecimento em um cronograma de cinco capacitações sobre melhoria de gestão e alimentação fora do lar.

Proprietário de estabelecimento que trabalha com comidas típicas do Nordeste, Eduardo Cotrim Simon demonstrou entusiasmo com a novidade.

“Era tudo que eu queria: fortalecer a gastronomia, por meio desse evento de propaganda massiva. Vai colocar Arujá no circuito gastronômico, como aconteceu com Guararema”, disse. “O município tem potencial, os restaurantes daqui são muito bons e acho muito legal mostrar o que nossa casa tem a oferecer”, concluiu.

Outro empresário que aprovou a proposta, José da Silva Nascimento destacou a importância das capacitações e consultorias.

“Vai ser muito importante para quem está no ramo conseguir se adequar ainda mais. Fiz dois cursos da Vigilância Sanitária recentemente e percebi que fez diferença no atendimento, na manipulação do alimento, etc. Será uma concorrência saudável pelo crescimento do setor, na cidade”.

Palestra

A apresentação do projeto do Circuito ocorreu após a palestra “Cenários e Tendências para a Alimentação Fora do Lar”, realizada pelo Sebrae-SP, em parceria com a Secretaria, e que deu aos empresários um aperitivo do que serão as capacitações incluídas na proposta gastronômica.

Parte do programa Receita de Sucesso, a palestra ministrada abordou diversas maneiras de aumentar o faturamento, diminuindo custos.

Repleta de dados de pesquisas do próprio Sebrae, a palestra mostrou que 30% da população brasileira atual costuma se alimentar fora de casa; 24% diz ter algum tipo de deficiência, demandando atendimento especial e acessível; 8,6% é composta pela terceira idade e 9%, por vegetarianos.

“O ramo da alimentação é o que mais cresce, o que faz com que o mercado cobre e esteja cada vez mais competitivo. Isso inclui aspectos como local, higiene, sabor e demais condições dos estabelecimentos. Então, cresceu também o número de pessoas que pensa em bem estar e exige sempre mais”, disse a consultora Michele Sabino.

O evento de segunda foi o primeiro de três previstos para este mês. Com isso, o estudante ou futuro empreendedor pode se inscrever também para as palestras “Como Importar da China”, dia 19, às 19 horas, e “Canvas”, que apresenta o método de negócios, em 26/03, às 19 horas.

Agenda de eventos